9 de julho de 2012

Elaboração e avaliação de um procedimento de ensino de frações a crianças cegas a partir de estímulos táteis e auditivos


RESUMO:  A  proposta de  pesquisa  versa  sobre  o  ensino  de  frações para crianças  deficientes  visuais  e cegas,  ressaltando-se a  contribuição  da  Matemática  para  a inclusão  escolar,  já  que  entendemos  o  estudo da  aritmética  de  frações  como  uma  das  bases  para  o  estudo  da  própria  Matemática  no  Ensino Fundamental e Médio. O objetivo do trabalho é elaborar e avaliar procedimentos de ensino de frações que possibilitem ensinar tanto crianças  com deficiência  visual  ou  cegas  como  crianças  com  o sistema  visual integro. O delineamento é de sujeito como seu próprio controle, apoiado num delineamento experimental de caso único, com a participação de até seis crianças com deficiência visual entre quatro e seis anos de idade. 

Palavras-Chave: 1. Educação Especial; 2. Ensino de Frações; 3. Crianças Cegas.

Fonte:

Costa, A. B.; Gil, M.  S. C. A. Elaboração e avaliação de um procedimento de ensino de frações a 

crianças cegas a partir de estímulos táteis e auditivos. In: Anais do XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campina Grande/PB, out/2011.


Trabalho completo disponível em:
http://www.4shared.com/office/Z6_ybUZi/Artigo-aprovado-ebrapem.html

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