9 de julho de 2012

ATIVIDADE INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE PLANO CARTESIANO PARA ALUNOS COM CEGUEIRA TOTAL SIMULADA


RESUMO:  O presente trabalho surgiu durante uma disciplina oferecida na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, denominada “ACIEPE: APRENDER A ENSINAR DEFICIENTES VISUAIS”. A pesquisa consistiu em uma aula expositiva apresentada a alunos com cegueira total simulada, isto é, alunos com visão normal totalmente vendados. A aula teve como objetivo trabalhar a localização no plano cartesiano, através de um material didático desenvolvido pelo grupo. Para tal desenvolvimento, foi necessário uma breve discussão a respeito dos sentidos remanescentes de pessoas com deficiência visual. O recurso didático utilizado foi uma adaptação do  jogo conhecido como Batalha Naval. Durante a aula expositiva o material desenvolvido foi utilizado como recurso ao ensino do conceito  de plano cartesiano. Ao final da experiência foi possível perceber que foram alcançados os objetivos propostos e que o processo de ensino-aprendizado foi satisfatório.  

PALAVRAS-CHAVE:  1. MATEMÁTICA INCLUSIVA; 2. FORMAÇÃO CONTINUADA; 
3. DEFICIENTES VISUAIS. 


Fonte: Costa, A. B.; Gonçalves, F. S.; Angelotti, V. C.; Cozendey, S. G. ATIVIDADE INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE PLANO CARTESIANO PARA ALUNOS COM CEGUEIRA TOTAL SIMULADA. In: ANAIS DO IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, nov; 2010, p. 968-983.

Trabalho completo disponível em:

Nenhum comentário: