11 de dezembro de 2010

COMO SÃO AS PROVAS DE SELEÇÃO DO MESTRADO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCar?

Informo como foram as provas que eu fiz da Linha 3: Práticas educativas: processos e problemas, no Mestrado do PPGEEs - UFSCar.



Segue abaixo um resumo das provas da seleção para 2011 e como é a seleção de fato.
Aqui vale realçar que todas as etapas são eliminatorias.

FASE 1 - PROJETO

Para a elaboação do projeto de pesquisa, recomenda-se a leitura do livro:


Criterios para avaliação dos projetos de pesquisa:

1) explicitação da questão ou problema de pesquisa;
2) contextualização da questão em relação à literatura de referência da área;
3) justificativa da relevância da questão a ser pesquisada;
4) definição dos objetivos da pesquisa;
5) adequação do método ao objetivo da pesquisa;
6) justificativas da opção metodológica;
7) aspectos formais do projeto;
8) qualidade do texto;
9) compatibilidade entre os objetivos pretendidos e a exigências de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado;
10) viabilidade de execução da pesquisa e articulação do projeto com a linha de pesquisa indicada.

FASE 2 – PROVA DE INGLÊS

Paginas 24 a 26 do livro: Introduction to Special Education: Making A Difference (7th Edition) / Deborah Deutsch D Smith, Naomi Chowdhuri Tyler.

Segue capa abaixo:


Visualizar o texto em:
http://instructors.coursesmart.com/9780137157181/24#X2ludGVybmFsX1BGUmVhZGVyP3htbGlkPTk3ODAxMzcxNTcxODEvMjQ=

Na pagina 24, capitulo 1, o texto começa em: DATA-BASED PRACTICES

São 14 questões, em português, com múltipla escolha (3 itens cada).

Para passar, precisa acertar 10 questões das 14.

• Na seleção 2011, dos 64 alunos, 13 foram eliminados.



FASE 3 – PROVA DA BIBLIOGRAFIA GERAL

• Normas gerais: conta pontos em cada questão português correto, valendo até 2 pontos de 5, e o resto é valor da questão em si.

1. Faça uma resenha de 20 linhas em terceira pessoa do singular sobre o texto de Enicéia Mendes para divulgar na próxima edição da revista, como uma conclusão do texto. Direcionado a publico leigo.

2. Dado os dois últimos parágrafos do texto, faça um texto optativo de 20 linhas para ser divulgado na internet, para convencer o publico a ler o artigo completo. Direcionado a público leigo.


FASE 3 – PROVA DA BIBLIOGRAFIA ESPECIFICA

1. Fale sobre a relação educacional que a autora faz com o TDAH com a educação especial.

2. A questão é dividida em três partes, onde é pedida a discussão baseado no método e nos resultados: a) benefícios diretos (pais); b) benefícios indiretos (filhos); c) Conclusão geral.


FASE 4 - ENTREVISTA

Dos 84 que tiveram suas inscrições homologadas, chegaram a esta fase 36 alunos.

Prova de defesa oral do projeto – os candidatos serão avaliados por uma banca composta por dois representantes da Linha de Pesquisa indicada pelo candidato e um representante de outra Linha de Pesquisa, que avaliarão os seguintes aspectos:

1) adequação do perfil do candidato às exigências acadêmicas para um curso de pós-graduação com relação a: preparo prévio para engajamento em atividade de pesquisa, potencial para acompanhar e dominar a produção de conhecimento na área, capacidade de sistematização e integração de conhecimento, potencial para contribuições inovadoras e originais na área, perspectivas de permanência na área;
2) familiaridade com a temática do projeto de pesquisa proposto;
3) capacidade de argumentação em relação à fundamentação teórica do projeto;
4) capacidade de argumentação em relação à metodologia do projeto proposto;
5) capacidade de reflexão a respeito das implicações éticas envolvidas no desenvolvimento do projeto apresentado;
6) familiaridade com a atividade de pesquisa;
7) compatibilidade dos interesses de formação do candidato com os objetivos do programa de pós-graduação;
8) articulação entre atividades profissionais do candidato e a realização do programa de
pós-graduação;
9) demonstração pelo candidato de possuir uma perspectiva realista com relação às possíveis dificuldades para cumprir os requisitos do programa de pós-graduação;
10) capacidade de expressão e flexibilidade demonstrada pelo candidato na situação de defesa oral do projeto, considerando o seu caráter avaliativo.
Na pratica foram discussoes em torno do projeto.

Detalhes sobre as normas da seleção estão em:
http://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.cech.ufscar.br/ppgees.htm

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