11 de dezembro de 2010

COMO PUBLICAR ARTIGOS EM REVISTAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Identificando as principais revistas da área de Educação Matemática no Brasil, seus objetivos e instituições responsáveis pela publicação.



EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

a) Revista ZETETIKÉ

Instituição responsável: UNICAMP
Objetivos:
i) divulgar a produção acadêmica em Educação matemática, em especial aquela dos docentes,
graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Educação da UNICAMP;

ii) Constituir um veículo de interação científico-pedagógica entre pesquisadores e educadores
matemáticos de todos os graus de ensino.

Disponível em http://www.fe.unicamp.br/servicos/publicacoes-zetetike-assinatura.htm


b) Boletim de Educação Matemática -BOLEMA

Instituição responsável: UNESP - Campus de Rio Claro - SP.

O principal objetivo é disseminar a produção dos inquéritos na Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento. Além disso, este periódico é complementado por resenhas, artigos convidados, sessões especiais e resumos de teses e dissertações.

Disponível em http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bolema.


c) Educação Matemática em Revista

Instituição: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
O principal objetivo é publicar artigos de interesse do professor que ensina Matemática.
Disponível em http://www.sbem.com.br/index.php?op=Publicações


d) Revista Educação Matemática Pesquisa

Instituição: PUC-SP

Tem por objetivos publicar trabalhos voltados para as seguintes linhas de pesquisa: A Matemática na estrutura curricular e a Formação de Professores; Epistemologia e Didática da Matemática; Tecnologias de Informação e Didática da Matemática. Também está aberta para outros campos do conhecimento, que venham proporcionar um diálogo com a área, como a Epistemologia, a Psicologia Educacional, a Filosofia, a História das Ciências e a História Disciplinar.

Disponível em http://www.proem.pucsp.br/public_rev.htm

e) Revista Brasileira de História da Matemática - SBHMat

Instituição: Sociedade Brasileira de História da Matemática
Tem entre os seus objetivos publicar artigos sobre a história da Matemática no Brasil e no mundo. Em alguns números podemos encontrar artigos sobre a pesquisa em Educação Matemática.

Disponível em http://www.sbhmat.com.br/


f) Educação Matemática em Revista on-line

Atendendo ao público crescente de estudantes, professores e pesquisadores brasileiros interessados no ensino e aprendizagem de Matemática, abrimos esse espaço para que você envie um artigo.
Os artigos a serem divulgados poderão tratar de relatos de experiências, pesquisas, textos teóricos, bem como, de análises e reflexões sobre diferentes pontos do interesse do professor de Matemática ou relativas a esse campo. Nesse sentido pretendemos ampliar a participação dos professores da Escola Básica publicando relatos de experiências sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil, nos dois níveis do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também, no Ensino Superior.

g) REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACION MATEMATICA


Los trabajos para publicar se deben enviar a union.fisem@sinewton.org con copia a revistaunion@gmail.com. Deben ser originales y no estar en proceso de publicación en ninguna otra revista. Serán remitidos a varios evaluadores y el Comité editorial de la Revista decidirá finalmente sobre su publicación.
Los artículos remitidos para publicación deben ser escritos en Word, preferentemente usando la plantilla establecida al efecto (descargar plantilla) y, en todo caso, cumpliendo las siguientes normas: letra tipo arial, tamaño 12 puntos, interlineado simple, márgenes de 2,5 cm. como mínimo en los 4 bordes del papel, tamaño DIN A-4. La extensión no debe ser superior a las 15 páginas, incluyendo figuras, que deben estar situadas en el lugar del texto donde deben ser publicadas. La simbología matemática necesaria se escribirá con el editor de ecuaciones de Word, se insertará como una imagen o se realizarán utilizando los símbolos disponibles en el juego de caracteres "Arial". Es importante no cambiar el juego de caracteres, especialmente evitar el uso del tipo "Symbol" u otros similares.

Obs: A revista tem qualis no Brasil como B1.
E... foi nessa última minha primeira publicação.

Nenhum comentário: